Intercooler do ar de sobrealimentação (RAS) para veículos
Mais de 80 milhões de veículos na Europa são equipados com sistemas de turbocompressor e intercoolers. Os intercoolers (refrigeradores do ar de sobrealimentação) destinam-se a reduzir o consumo de combustível, ao mesmo tempo que aumentam a potência e eficiência do motor. O turbocompressor aumenta a potência e o binário, assim como a temperatura do ar comprimido enviado para o motor. A tarefa do intercooler é baixar a temperatura do gás de entrada e, deste modo, adensar o ar necessário, o que otimiza a combustão. O intercooler reduz a temperatura do gás de entrada de 130 °C para 60 °C, elimina os efeitos negativos do turbo e aumenta a potência em cerca de 20%.
Escolha Valeo: Com a sua especialização em equipamento original para sistemas térmicos, a Valeo oferece ao mercado independente uma gama de intercoolers (refrigeradores do ar de sobrealimentação) que beneficia de forte experiência:
> Alto desempenho
- Tubos dobrados e turboladores especialmente desenhados para garantir um ótimo desempenho
- Plástico de alta resistência para a integridade estrutural
- Ligas de alumínio específicas desenvolvidas para resistir à corrosão interna e condições de funcionamento extremas
- Área de acoplamento para ligação de mangueiras de alta pressão, para garantir a conexão entre o intercooler e mangueiras de alta pressão (23-28 mm)
- Placas laterais flexíveis permitindo a expansão do núcleo do intercooler devido a alterações de temperatura mudanças
- Flancos reforçados, para resistir à alta pressão de funcionamento
> Qualidade de equipamento original da Valeo: Realização de ensaios de resistência mecânica e à corrosão (choques térmicos, vibrações e durabilidade)
> Vasta gama: 175 referências de peças, cobrindo a maioria das aplicações populares europeias equipadas com turbocompressores (817625 para AUDI A4; 817653 para AUDI A3, SKODA Octavia, SEAT Leon, VOLKSWAGEN Bora; 817994 para MERCEDES-BENZ Sprinter 3)
> Reatividade: alta capacidade para fornecer rapidamente o mercado independente
> Embalagens inteligentes: Todos os intercoolers são cuidadosamente embalados, de forma a minimizar os riscos de danos de transporte e oferecer uma utilização muito prática.
Informação Valeo:
Causas possíveis para falhas do intercooler
> Esforço e restrições de calor:
- Altas temperaturas e pressões de funcionamento (de acordo com as normas Euro 5 e 6)
- Vibrações do veículo
> Corrosão do núcleo
- Corrosão externa, dependendo do nível salino do ambiente do automóvel.
- Interna: ainda mais restritiva com as normas Euro 6, dado que os modelos de automóveis com EGR de baixa temperatura introduzem gases de escape no circuito do intercooler (altamente corrosivos)
> Falha do turbocompressor: o intercooler deve ser sempre substituído após uma avaria do turbocompressor ou ao instalar um novo turbo.
> Manutenção desadequada: A substituição incorreta do óleo lubrificante, conexões demasiado apertadas, uma verificação ou limpeza incorreta (coletor de admissão de ar) são também algumas causas para uma falha do intercooler