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Cilindros recetores da embraiagem (crc - bomba de embraiagem)

 Cilindros recetores da embraiagem (crc - bomba de embraiagem)

Em resultado das novas tecnologias e requisitos dos fabricantes de automóveis, tornou-se difícil instalar um cabo em linha reta entre o pedal e a alavanca. Por esse motivo, cada vez mais automóveis utilizam agora sistemas hidráulicos. Estes são muito mais flexíveis e fiáveis, se comparados com os sistemas manuais Em primeiro lugar, permitem um esforço do pedal constante e perfeito. Depois, o material utilizado é muito mais leve (redução de até 70% do peso relativamente ao comando do sistema de embraiagem padrão) e também são muito mais compactos. Esta é a razão principal por que esta tecnologia é mais fácil de implementar em projetos de equipamento original.

 

Respondendo a esta tendência de mercado, a Valeo desenvolveu uma vasta gama de peças hidráulicas: cilindros mestre da embraiagem (CMC - servoembraiagem), cilindros recetores da embraiagem (CRC) e cilindros escravos da embraiagem (CSC). Tanto o cilindro mestre da embraiagem como o cilindro recetor da embraiagem são usados no sistema “semi-hidráulico”, ao passo que o sistema “completamente hidráulico” usa uma servoembraiagem e um cilindro escravo. O sistema “semi-hidráulico” é composto por um transmissor (a servoembraiagem), uma mangueira e um recetor. Neste sistema, o recetor é uma bomba de embraiagem. A gama Valeo inclui mais de 55 referências de peças, abrangendo aplicações como o Fiat Punto, Ford Transit, Hyundai Accent e Kia Picanto. Num sistema “semi-hidráulico”, o braço do pedal da embraiagem aciona um pistão no cilindro mestre da embraiagem (servoembraiagem).

 

Esta ação força a passagem do fluido hidráulico através de um tubo até ao cilindro recetor da embraiagem (CRC), onde outro pistão aciona o mecanismo de desengate da embraiagem. Quando um veículo é equipado com CRC, a interface dentro do sistema hidráulico e a embraiagem consiste num garfo de embraiagem e num rolamento de desembraiagem. Contrariamente ao cilindro escravo (num sistema completamente hidráulico), o CRC substitui-se muito fácil e rapidamente, porque está sempre localizado no exterior da caixa de transmissão. Não é necessário remover a caixa de velocidades para substituir a peça. Deste modo, é fácil e rápido substituir os componentes hidráulicos sem remover a caixa de velocidades. A substituição de um CRC por profissionais demora cerca de 30 minutos.