A para ar condicionado
Um sistema de ar condicionado totalmente funcional garante que a visibilidade nunca seja comprometida e que seja possível desembaciar o pára-brisas e as janelas o mais rápido possível quando estiver no trânsito. Ter a temperatura certa no carro também é fundamental para ser capaz de dirigir confortavelmente e não precisar de uma casaco grosso que pode prejudicar a mobilidade.
B para bateria
Uma bateria de carro sem energia é uma dor em qualquer época do ano, mas muito mais provável de acontecer quando as temperaturas atingem 0 ou abaixo. Se não for possível ligar seu motor uma vez ao dia por alguns minutos, é importante pelo menos rodar seu motor uma vez por semana por 20 a 30 minutos e carregar o circuito. Os problemas com as baterias são a causa de mais chamadas telefónicas para os serviços de avaria no inverno do que qualquer outra coisa.
E para escovas limpa para-brisas
Chuva, gelo, neve e sal rodoviário são sérios obstáculos para um pára-brisas limpo nos meses mais escuros do ano, e escovas de alta qualidade são a melhor maneira de combater esses perigos. Geralmente, recomenda-se trocar as escovas de um veículo uma vez por ano, e, portanto, pouco antes do início do inverno é definitivamente o momento mais aconselhável para fazê-lo.
K para Kit de Automóveis
Criar um kit de carro de inverno é inestimável para quando as coisas correm mal, e as coisas estão sempre muito mais propensas a dar errado nas condições climáticas difíceis que o final do ano traz. Alguns elementos úteis a ter em conta são:
- Casaco amarelo de segurança
- Triângulo de aviso com reflector
- Raspador de gelo e descongelante
- Cabos de arranque de bateria
- Carregador e estojo de bateria para telemóvel
- Cobertor
- Termo De Bebida Quente
- Óculos de sol (para um sol esteja baixo)
L para Lavagem do pára-brisas
Leva apenas minutos para repor visibilidade de um para-brisas de um veículo, mas uma coisa que muitos condutores não têm em consideração é se o produto que estão a utilizar pode funcionar em temperaturas abaixo de zero. Comprar o produto mais barato no mercado não é necessariamente a melhor opção.
L para Luzes
Um aspecto geralmente negligenciado mas importante em termos de segurança é a qualidade das luzes de um veículo. Lâmpadas excelentes não são apenas imperativos para significar que você pode ver tudo em seu caminho quando dirige à noite, mas também em não encandear qualquer tráfego que venha no sentido oposto. Assegure-se sempre de que os faróis e as luzes da retaguarda estão limpos de quaisquer poeiras. As luzes também podem ser verificadas em uma oficina para se certificar de que elas não são a causa dos acidentes.
O para Óleo
Muitas vezes é fácil esquecer que o óleo é tão importante quanto o combustível para o pleno funcionamento de um veículo, mesmo que não seja carregado com tanta frequência. Com o uso de um manípulo, é uma simples verificação para ver se é necessário mais óleo e quanto. Também é importante ter cuidado para não exceder a quantidade necessária.
P para Pneus
Ter a profundidade correta do piso e a pressão do ar nunca são tão importantes como durante os meses de inverno. Com estradas e buracos húmidos e gelados para enfrentar, é necessário garantir que a profundidade e a pressão recomendadas para uma carga máxima estejam sempre corretos. Os requisitos exatos de um veículo podem ser encontrados no manual de utilizador. É uma coisa simples de testar, mas não fazê-lo pode ter consequências dramáticas.
As pastilhas de travão e os discos também são peças importantes a verificar, pois são mais suscetíveis a danos ao dirigir em condições climáticas adversas.
R para Repouso
A fadiga ocorre mais rapidamente durante o inverno devido à necessidade de maior concentração ao dirigir. Estradas escorregadias, escuridão e fadiga visual (resultante dos faróis dos carros que se aproximam e das condições meteorológicas adversas) são agressões aos seus sentidos. Fazer uma pausa de 20 minutos a cada duas horas e, sempre que possível, períodos de descanso curtos são cruciais para prevenir acidentes.