Valeo Cyclee™ na Eurobike 2024

A Valeo apresentou a Valeo Cyclee™, a sua oferta de bicicletas elétricas, na Eurobike 2024, em Frankfurt, Alemanha, de 3 a 7 de julho. Ele mostrou a mais recente evolução da unidade mid-drive de 48V, que agora é ainda mais silenciosa, e também uma nova Interface de Máquina Humana (HMI).

Uma unidade de transmissão central ainda mais silenciosa

A unidade de transmissão central Valeo Cyclee™ de 48V é adaptativa e compreende o que o ciclista deseja. Com uma transmissão automática de 7 velocidades e um binário de 130 Nm—o nível mais alto disponível no mercado—potencia todas as viagens, mesmo as mais exigentes.

A unidade de transmissão central Valeo Cyclee™ é agora mais silenciosa do que nunca, com uma redução no nível de ruído de toda a solução de propulsão elétrica de cerca de -7dB. Para alcançar este novo nível de eficiência em NVH (ruído, vibração e aspereza), a nova versão da unidade de transmissão central Valeo Cyclee™ apresenta uma nova geometria de engrenagem, costelas adicionais na cobertura para suavizar as vibrações e pontes adicionais nos empilhamentos do estator. Com esta evolução, a unidade de transmissão central Valeo Cyclee™ oferece o mesmo nível de ruído que outras soluções menos potentes.

Uma nova solução de Interface Homem-Máquina

Para proporcionar a melhor experiência aos seus utilizadores, a Valeo continua a melhorar as suas soluções. O Valeo Cyclee™ apresenta uma elegante solução de Interface Homem-Máquina (HMI) composta por um dock inteligente, um display táctil de 2” e um comando remoto com um acelerador rotativo. A nova HMI permite uma transição fluida da cidade para a montanha, graças às múltiplas posições de montagem e ao display removível. O sistema Phone-as-a-Key do dock inteligente da Valeo também bloqueia automaticamente a eBike quando o ciclista se afasta 3 metros. Embora já existisse um sistema antirroubo no motor, este novo dispositivo melhora a segurança do utilizador com um sistema de bloqueio seguro e fácil de usar, adaptado às necessidades dos utilizadores de e-bikes. Esta tecnologia responde ao aumento dos roubos devido ao valor crescente das e-bikes.

Com o objetivo de reduzir a sua pegada ecológica, esta nova HMI foi projetada para fácil montagem e desmontagem, e os materiais utilizados incluem até 30% de plásticos reciclados.

Para além do design e da seleção de materiais mais sustentáveis, a HMI da Valeo utiliza o Velco Suite, um conjunto de software desenvolvido para satisfazer as necessidades de conectividade e adaptabilidade dos ciclistas, assim como das redes de vendas e reparação de bicicletas.

Este software fornece serviços conectados através de 3 aplicações distintas:

• Módulo Assembly Assist: Esta aplicação WEB destina-se aos fabricantes de bicicletas e é dedicada aos testes de emparelhamento e integração da unidade de transmissão, bateria e HMI conectada nas bicicletas no final da linha de montagem. Também é utilizada para relatar informações diagnósticas para e-Bikes.
  • Módulo Diagnostic Service: Esta aplicação web é destinada a lojas e concessionários de bicicletas para diagnosticar e calibrar a e-bike, atualizar os componentes de firmware do kit elétrico e fornecer suporte técnico por telefone aos revendedores de bicicletas.
  • Módulo Rider: Velco Rider é uma aplicação móvel de marca branca para ciclistas, que oferece a melhor experiência de condução graças a serviços valiosos. A aplicação móvel pode ser personalizada segundo as marcas de e-bikes.

A solução completa é multi-motor e é destinada a todas as marcas de e-bikes que desejam oferecer uma experiência digital aos seus clientes.

A oferta Valeo Cyclee™ inclui duas versões de HMI: um pacote de entrada com o dock inteligente e o comando remoto, e um pacote premium que adiciona o display táctil de 2”.

Valeo envolvida na economia circular das e-bikes

Além das suas atividades de equipamento original, a Valeo também está envolvida na economia circular das e-bikes. A Valeo e a Smovengo, o operador do Vélib' Métropole, o sistema de aluguer de bicicletas de autosserviço gerido pela Cidade de Paris e 64 das suas comunas, uniram-se para reacondicionar os motores e as baterias das 8.000 bicicletas elétricas Velib que circulam pelas ruas da Grande Paris.

Dois centros da Valeo especializados em reacondicionamento foram selecionados para a parceria com a Smovengo: o “Circular Electronics Laboratory” em Nevers para as baterias, e a “Circular Innovation Factory” em Czechowice (Polónia) para os motores.

Leer mais