ЛЕТ
Escolha o seu perfil:
Oficina
  • Distribuidor
  • Conductor

Resistência de Grupo Motor Ventilador (GMV)

Valeo lança ao mercado a resistência de Climatização com cabeamento incluído para veículos Renault e PSA como o Renault Clio III, Mégane e Mégane Scénic, e os Peugeot 207, C3 e 406 para facilitar a reparação da oficina.

O que é uma Resistência de Grupo Motor Ventilador (GMV) de climatização?

É um componente electrónico que faz parte do sistema de conforto do habitáculo (aquecimento e climatização). Gere as velocidades do Grupo Moto Ventilador (GMV) para a gestão do caudal de ar de entrada no habitáculo.

 

As velocidades do GMV mudam em função do pedido desde o habitáculo, quer pelo condutor nos casos de sistemas manuais quer automaticamente nos casos de sistemas automáticos, este sinal é comandado pela resistência.

Portanto, se a resistência estiver danificada, a principal falha que encontraríamos é um mau funcionamento do GMV e, portanto, um mau caudal de ar no habitáculo.

 

Quais são as duas principais causas técnicas de avarias desta peça?

 

  • Filtro de habitáculo cheio, saturado ou com manutenção deficiente e/ou canal de entrada de ar obstruído

Um filtro de habitáculo cheio reduz a entrada de caudal de ar, o que significa que o motor do GMV trabalhará forçado para gerar o caudal solicitado, produzindo: sobretensão, sobretensão e sobreaquecimento que produzirá danos na resistência.

Geralmente, encontraremos a conexão dos terminais ao cabeamento queimado e em alguns casos o GMV gripado.

Em alguns casos poderemos encontrar obstruído (presença de sujeira, folhas,...) o canal de entrada de ar ao habitáculo que nos gerará os mesmos problemas que com o filtro de habitáculo cheio

 

  • Má conexão do terminal / vibrações

Dada a localização da resistência, onde normalmente se geram muitas vibrações, com o tempo a conexão entre o terminal da resistência e o terminal do cabeamento pega folga e gera-se eletricidade estática na clema que pode terminar queimando os terminais por um excesso de temperatura.

 

Por que Valeo decidiu incorporar os cabos junto com a Eletrônica de Controle ?

Até agora a Valeo dispunha na sua oferta da resistência SEM cabo referência 509355.

A oficina ao realizar a reparação devia colocar a resistência nova e a cablagem completa devido ao ter queimado os terminais, geralmente este cableado só estava disponível em OES, o que significava mais tempo, mais custo e maior risco de garantias ou segundas reparações de não alterar a fiação.

 

  • Por isso, a Valeo lançou no mercado UMA referência que inclui a RESISTÊNCIA COM O CABEAMENTO, com uma solução simples: a cablagem tem terminais de tomada rápida para que a oficina corte diretamente na instalação e conecte o cabo fornecido pela Valeo de maneira rápida à nova resistência

 

Quais são as vantagens de montar tudo novo com Valeo?

  1. Redução dos tempos de reparação
  2. Redução de custos
  3. Redução de possibilidades de problemas, já que em alguns casos visualmente não se aprecia o terminal superaquecido, e se mantinha o cabeamento velho, colocando uma resistência nova gerando segundas reparações por mau funcionamento