A transferência de calor é fundamental para o arrefecimento do motor, consumo de combustível e emissões de CO2. O circuito térmico é um sistema hidráulico complexo e sensível que requer um líquido anticongelante de alta qualidade. Desde o bloco até à cabeça do motor, passando pela bomba de água, radiador, termóstato, radiador de sofagem, válvula EGR, permutador de calor, o líquido anticongelante é que assegura a condutividade térmica, dissipando o calor do circuito térmico e protegendo todo o sistema contra sobreaquecimento, envelhecimento e degradação. Portanto, se não mantivermos um arrefecimento óptimo no veículo, as emissões aumentarão, perderemos desempenho em termos de potência do veículo e o consumo de combustível aumentará. Mais importante ainda, o risco de avarias dispendiosas irá aumentar.
Efeitos da utilização de líquido anticongelante inadequado
Água, líquido de má qualidade:
- Pode produzir perfurações nas peças de alumínio e de ferro
- Provoca a formação de irregularidades em zonas planas
- Reduz a condutividade térmica e o arrefecimento eficiente
- Produz resíduos que geram obstruções no circuito
- Produzem resíduos que atingem e destroem o radiador de arrefecimento
- Nível baixo a congelação (0º) -> presença de gelo no circuito
- Baixo nível de ebulição (100º) -> presença de gás no circuito.
O líquido anticongelante deve, portanto, proporcionar uma protecção adicional:
- Protecção do oxigénio. O oxigénio na água é o principal condutor da corrosão sobre metais no circuito de arrefecimento. As altas temperaturas promovem a libertação de oxigénio, pelo que o sistema deve ser protegido da presença de oxigénio. O oxigénio também afeta a condutividade do líquido anticongelante.
- Protecção contra a corrosão por electrólise. Em líquidos anticongelantes de soluções aquosas, os metais reagem quimicamente uns com os outros, trocando partículas carregadas de corrente eléctrica que causam corrosão gradual.
- Tensão parasita. A presença de corrente parasita entre duas superfícies onde não deveria existir tal tensão inicia o processo de corrosão grave, ou rachas por corrosão sob tensão, esta tensão é transferida através do líquido anticongelante de baixa qualidade como condutor da corrente.
- pH correcto. O pH mede o grau de acidez ou alcalinidade do líquido anticongelante, num líquido com um pH inferior a 4, ou seja, ácido, o grau de corrosão é máximo, pelo que um refrigerante de qualidade deve tender para um pH máximo (até 10 de valor), ou seja, alcalino, para evitar a corrosão. Os líquidos de qualidade mantêm o pH na gama necessária para evitar a corrosão.
Um líquido anticongelante sem tais características produzirá,
- Perfurações em componentes de alumínio e ferro
- Formação de irregularidades sobre as partes lisas, é no que resulta letal para à vedação da bomba e a cabeça do motor
- Redução da condutividade térmica e eficiência
- Nenhuma redução de temperatura
- Maior consumo, maiores emissões e elevada probabilidade de avarias
- Produção de resíduos que geram obstruções no circuito
- Produção de resíduos que ferem e destroem o radiador de arrefecimento
- Baixo nível de congelação e a consequente probabilidade de gelo no circuito
- Baixo nível de ebulição e presença de gás no circuito
O que deve ter um líquido anticongelante de qualidade?
- Inibidor de corrosão. Quando a corrosão aparece, as partículas soltas circulam através do circuito, danificando os elementos do circuito (principalmente radiadores e bomba água).
- Inibidor de espumas. Provocadas pela turbulência do sistema, são produzidas espumas que geram bolhas de ar, reduzindo o desempenho de arrefecimento e provocando a erosão dos componentes.
- Inibidor de cavitação. As bolhas produzidas por um líquido anticongelante de má qualidade provocam ondas esféricas que "colidem" violentamente no circuito, um efeito chamado cavitação, danificando-o por golpes repetitivos.
- Inibidor de depósitos em superfície. Estes depósitos produzidos pelo líquido anticongelante de baixa qualidade permanecem aderidos às superfícies de contacto produzindo uma má vedação e, portanto, perdas de líquido.
O líquido anticongelante VALEO Protectiv™ assegura a máxima protecção do motor
- Ao incorporar aditivos inibidores de corrosão orgânicos, prolongam a vida útil do líquido e protegem todos os componentes do circuito de arrefecimento da corrosão.
- Devido à sua elevada concentração de 50% de etilenoglicol, protege o seu motor a -35ºC e eleva o seu ponto de ebulição para 145ºC (à pressão do circuito), permitindo uma condutividade térmica máxima.
- Incorporando aditivos anti-espuma que impedem o aparecimento do fenómeno da cavitação.
Limpeza do circuito e substituição do líquido anticongelante
Ao substituir o radiador de arrefecimento, é necessário limpar o circuito, especialmente se forem detectados resíduos sólidos no vaso de expansão, nos orifícios de entrada ou saída do radiador e no dreno da bomba de água.
Se o circuito não for devidamente limpo e for utilizado um líquido anticongelante inadequado, os resíduos permanecerão no circuito e poderão eventualmente causar avarias na bomba de água, no radiador e/ou aquecimento devido à corrosão ou projecção de partículas, bem como obstruções que levarão a um mau desempenho do circuito.
É obrigatório em cada intervenção SUBSTITUIR o líquido anticongelante para evitar manter no circuito líquido degradado, líquido de má qualidade e/ou presença de elementos que danifiquem o circuito (partículas). Devemos ter informações detalhadas do veículo para a escolha correcta do líquido anticongelante respeitando a concentração de etilenglicol e a presença de aditivos anti-corrosivos e anti-espumas.
O líquido anticongelante Valeo Protectiv™ cumpre as normas mais rigorosas dos fabricantes de veículos. Por isso, Valeo oferece uma vasta gama de líquidos anticongelantes com diferentes tecnologias para se adaptar às suas necessidades.
VALEO Protectiv™ G12/G12+ (VW TL 774 D/F - MAN 324-SNF)
Líquido anticongelante de longa duração preparado a partir de etilenoglicol e um pacote inibidor de corrosão de tecnologia orgânica. Não contém nitritos, aminas, fosfatos, silicatos ou borato. Graças à sua tecnologia orgânica, é especialmente concebida para proteger o radiador, a bomba de água e os vários metais encontrados no circuito de arrefecimento dos motores de combustão interna, incluindo alumínio e ligas leves, da corrosão e da ferrugem.
VALEO Protectiv™ G12++ (VW TL 774 G - MAN 324 Si-OAT desde 12/2011 - MB 325.5 desde 10/2011)
Líquido anticongelante de longa duração preparado à base de etilenoglicol e um pacote inibidor de nova geração que combina as vantagens dos inibidores orgânicos e as vantagens dos silicatos (tecnologia Si-OAT) alcançando alto desempenho e longa duração. Não contém nitritos, aminas ou fosfatos. A sua fórmula específica garante uma protecção duradoura contra a corrosão nos diferentes metais encontrados no circuito de arrefecimento dos motores de combustão interna, especialmente em ligas de alumínio e metais leves.
VALEO Protectiv™ G13 (VW TL 774 J)
Líquido anticongelante de longa duração de uso directo preparado com etilenoglicol e glicerina e um pacote inibidor de nova geração que combina as vantagens dos inibidores orgânicos e as vantagens dos silicatos (tecnologia Si-OAT) alcançando alto desempenho e longa duração. Não contém nitritos, aminas ou fosfatos. A sua fórmula específica garante uma protecção duradoura contra a corrosão nos diferentes metais encontrados no circuito de arrefecimento dos motores de combustão interna, especialmente em ligas de alumínio e metais leves.
VALEO RECOMENDA
- Drenar o circuito antes de encher com líquido anticongelante VALEO Protectiv™.
- Limpar o circuito para remover resíduos de líquido anticongelante anteriores e remover possíveis contaminações metálicas para maximizar o desempenho do novo líquido anticongelante.
- Substituir o líquido anticongelante de 3 em 3 anos em automóveis de passageiros e de 2 em 2 anos em veículos comerciais e pesados.