Exibição de Eletrificação e Inovação de Vanguarda
O evento foi dividido em três partes: uma conferência plenária em Budapeste, workshops no local e a visita à fábrica da Valeo em Veszprém, um centro de múltiplos produtos especializado na produção de tecnologias e sistemas de alta voltagem para fabricantes de automóveis reconhecidos.
Os EV Tech Days apresentaram a abordagem da Valeo para a eletrificação de sistemas de alta voltagem e a sua gestão térmica associada, a tecnologia híbrida de 48 V e a formação em veículos elétricos com a Academia de Tecnologia da Valeo.
O futuro está a tornar-se mais brilhante
Até 2030, 93% de todos os veículos novos incluirão algum tipo de eletrificação e um terço do parque automóvel europeu será composto por veículos eletrificados (totalmente elétricos ou híbridos).
É uma boa notícia. A eletrificação está a emergir como a solução mais viável, acessível e energeticamente eficiente para reduzir a pegada de carbono da indústria automóvel, que atualmente representa cerca de 18% das emissões globais de CO2.
Níveis de Eletrificação
Ao falar de “eletrificação”, muitos pensam imediatamente em veículos totalmente elétricos, mas o conceito abrange muito mais.
Os parques automóveis atuais e futuros incluem múltiplos níveis de eletrificação: sistemas de baixa voltagem, como os híbridos suaves de 48 V (que combinam pequenos motores elétricos com motores de combustão interna para melhorar a eficiência do combustível), sistemas de alta voltagem, como os de 400 V e 800 V para híbridos completos e plug-in, e veículos totalmente elétricos.
A força da Valeo reside na sua capacidade de suportar todos esses níveis de eletrificação.
Pioneira na eletrificação
Como pioneira na eletrificação há mais de 20 anos, a Valeo introduziu continuamente soluções inovadoras para veículos eletrificados. Em resumo:
- Em 2004, a Valeo criou o sistema iStARS, um sistema de arranque/alternador de correia que otimiza a funcionalidade Stop-Start.
- Em 2012, a Valeo lançou o seu gerador de arranque de correia de 48 V (iBSG), que oferece soluções híbridas suaves.
- Em 2016, a Valeo supervisionou a criação da joint venture Valeo Siemens eAutomotive.
- E agora, em 2024, a Valeo está pronta para produzir a próxima geração de motores elétricos “isentos de terras raras” em colaboração com a Renault.
Atualmente, um terço dos veículos no mundo estão equipados com tecnologia Valeo, desde alternadores até sistemas de alta voltagem.
Desenvolver as competências dos mecânicos
Para responder às necessidades em evolução da indústria, a Valeo lançou a Valeo Tech Academy, um programa de formação inovador que oferece aprendizagem digital e presencial.
Com um em cada dois mecânicos incapaz de manter ou reparar veículos elétricos, a Valeo está comprometida em desenvolver e apoiar o mercado de pós-venda além do fornecimento de peças de reposição.
Em última análise, o objetivo da Valeo é muito claro: ajudar a construir a mobilidade sustentável do amanhã. E durante os EV Tech Days, a Valeo conseguiu demonstrar e partilhar a sua visão clara para o futuro.